Notícia

Vinhos e azeites do Alentejo promovidos este mês em Lisboa

Público | 07-10-2015 | Geral, Economia
Vão estar à prova mais de 400 vinhos alentejanos e vão marcar presença cerca de 20 produtores de azeite.
O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai receber uma prova de vinhos e azeites do Alentejo, nos dias 16 e 17 deste mês. A iniciativa conta com a presença de produtores e especialistas destes sectores, divulgaram hoje os promotores.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), vão estar em prova mais de 400 vinhos alentejanos, de 80 produtores, no evento "Grande Prova Mediterrânica - Azeites e Vinhos do Alentejo". O evento conta também com a participação de várias marcas de azeite de cerca de 20 produtores do Alentejo.

A iniciativa, segundo os promotores, pretende constituir-se como "um veículo de divulgação e promoção" dos vinhos e azeites do Alentejo, dentro do conceito da "Dieta Mediterrânica como Arte de Viver".

O programa da iniciativa inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, provas de azeites, seminários e dois workshops de harmonizações gastronómicas.

O evento vai contar com animação e música ao vivo, com o espectáculo "Alentejo Cantado" e um concerto pelo grupo Os Azeitonas, nos dias 16 e 17, respectivamente, às 20h.

A acção de promoção, organizada pela CVRA e pela Casa do Azeite, decorre no primeiro dia, das 16h às 21h e, no segundo dia, das 15h às 21h.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui cerca de 21 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados.

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

No sector do azeite, o Alentejo também tem um peso "determinante" na produção nacional e foi a região responsável pela maior parte (71%) das 90 mil toneladas produzidas em Portugal na campanha olivícola de 2013/2014.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.